quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Era de Aquário: grandes mudanças a caminho

Era de Aquário: grandes mudanças a caminho



“A Era da Aquário está vindo ao nosso encontro. O vazio, a insanidade e a dor serão problemas de todos. As pessoas gostarão de bater em paredes para descobrir onde podem ir. Elas virão até vocês. Tão insanas estarão, que se vocês não tirarem a dor delas e em vez disso julgá-las, vocês são pessoas erradas. É por isso que gostaríamos de ensinar-lhes a permanecerem disciplinados no mundo mais indisciplinado. Como crescer, como brilhar. Como servir e ser. Primeiro, nós identificamos a nós mesmos: nós somos, nós somos. Segundo, nossas palavras deverão ser tais que possam aquietar qualquer fofo, desespero e depressão da pessoa. Terceiro, devemos ter o poder de elevar a alma e servir a pessoa, de sermos graciosos. E finalmente, devemos permanecer puros.”
– Yogi Bhajan

Alguns esotéricos dizem que já entramos na Era de Aquário. Outros dizem que ainda estamos em um período de transição. O Espiritismo fala da transição da natureza moral dos habitantes do planeta Terra, de Provas e Expiações (o mal ainda é predominante nos corações e mentes) para um orbe de Regeneração (equilíbrio entre Bem e Mal). Para alguns astrólogos, só entraremos de fato nessa era aproximadamente no ano de 2658 d.C.

Yogi Bhajan, mestre de Kundalini Yoga e Tantra Yoga Branco, afirmava que já tínhamos entrado na Era de Aquário desde o dia 11 de novembro de 1991, deixando a Era de Peixes para trás. O fato é que, independente de quem está mais preciso nos cálculos, o planeta onde vivenciamos nossas experiências humanas passa por grandes e profundas mudanças – das climáticas às sociais. E isso requer força e coragem para saber lidar com esses desafios.

Se a minguante Era de Peixes se caracteriza pelo difícil acesso ao conhecimento, fazendo com que somente alguns poucos escolhidos – por suas qualificações e perseverança – alcançassem o Saber Iniciático. Por isso ia-se até lugares remotos como o Tibet, desertos ou cavernas escondidas, buscando o isolamento para obter o esclarecimento. Na Era de Aquário, que se faz sentir os efeitos nesse momento pelo atual período de transição consciencial, todo o Conhecimento está sendo acessível a qualquer um, através do rompimento crescente de barreiras entre as pessoas em qualquer lugar do mundo. Prova disso? A Internet, as facilidades tecnológicas tais como TVs, celulares, computadores, fibra ótica etc.

Em outras palavras: não há mais segredos, e a informação já não é mais tão importante, mas sim saber o que fazer com ela. Diante de tantos avanços tecnológicos, o ser humano já não precisa se esforçar descomunalmente para obter o conhecimento como antes. Já construir a tão almejada Sabedoria, é algo completamente diferente. Um abismo ainda separa poucos de muitos, seja pela crescente agitação emocional e mental, seja pela falta de compromisso consigo mesmo, cotidianamente.

Desafios e novos sentidos
Algumas das características da Era de Aquário, a qual vamos lentamente percebendo, são:

- Aprender e aceitar as mudanças serão convites por toda a vida. E isso requer muita flexibilidade – seja física, emocional e mental.

- O culto ao intelecto (se encher de informações constantemente) já não supre o anseio de plenitude do ser humano. É preciso construir um novo relacionamento com a nossa intuição, emoção e até instintos. Esse equilíbrio holístico nos dará Sabedoria para viver o que necessitarmos viver.

- Os desafios estão surgindo com cada vez mais complexidade e velocidade e, para saber lidar com eles adequadamente, necessitamos de energia, resiliência, senso de identidade infinita (e não mais finita), compromisso consigo mesmo, integração do sentido material com o espiritual e consciência planetária – sem fronteiras para a ação.

Enquanto estivermos em processo de adaptação entre essas duas Eras, necessitamos estar tão saudáveis, felizes e sagrados que nenhuma depressão, fadiga ou estresse se aproximará de nosso campo áurico ou psíquico. Quem não souber se manter em equilíbrio nos campos, físico, emocional, mental e espiritual (ou como na tradição da Numerologia Tântrica, em seus 10 Corpos e Centro de Comando da Consciência), poderá sofrer o impacto energético, veloz e mais elevado desse novo ciclo planetário, e acabar recorrendo ao uso de aparelhos tecnológicos para tentar por em ordem a enxurrada de informações.

Tal como já acontece agora, de modo ainda crescente, já são visíveis a falta de tempo, o estresse cotidiano, a raiva, o uso de drogas, a violência, o sentimento de perder o sentido de viver. É o sistema nervoso entrando em colapso.


Era do Ser

É a Nova Era já sacudindo as nossas crostas de antigas crenças, para nos empurrar além dos limites, valores e opiniões estabelecidas, para que cada um perceba que necessita pôr sua própria casa em uma nova ordem interna. Para isso, precisamos fazer uso de tecnologias do Ser, tais como as terapias alternativas, práticas ecológicas e vivências ancestrais de ligação com a nossa Natureza Divina e ainda tão atuais que nos coloquem em sintonia com nossa Verdadeira Identidade (Sat Naam – A Verdade é a Identidade, do Gurmukhi).

Diante de tantas informações, tantas escolhas, tantos chamados externos vindos de inúmeras direções (visíveis e invisíveis), necessitamos de uma tecnologia que seja prática e potente para gerar a energia necessária para sobreviver aos desafios e alcançar a maestria sob toda essa pressão planetária. Conscientemente direcionar a consciência da mente, usá-la como uma poderosa ferramenta para alcançar níveis de elevação do Ser, para que façamos sábias escolhas. Com intuição, devoção, com amor e Consciência da Unidade.

Um exemplo disso e a tecnologia de Kundalini Yoga: uma genuína tecnologia da Consciência. Uma prática diária através da qual você quebra e deixa cair por terra antigos padrões de comportamento que não mais servem e cria novos, com disciplina, vigor e amor-próprio, de maneira que, nas palavras de Yogi Bhajan, “a mente seja conscientemente consciente de que é Consciência”. Sair dos jogos mentais de manipulação do Eu baseado no passado, para o Eu em estado constante de meditação - saudável, feliz e sagrado.

Há, é claro, outras tecnologias para que a Era da Consciência surja como uma alvorada em nossos corações sedentos de acessar a Fonte, de maneira clara, serena e sábia – artes marciais, ações altruístas que abram e projetem Anahata (chacra cardíaco), vivências diárias junto à Natureza ou qualquer outra prática na qual você possa trazer para o seu coração em estado aberto e livre gerando Sabedoria.

Quer ou não, a Nova Era, tão cantada em verso e prosa está aí: transição, mudança feito ventania cósmica. Que sejamos fortes, graciosos e sábios para saudá-la e abraçá-la em nossa vida.

Sat Naam,


Amar Roop Singh

4 comentários:

  1. Excelente texto:Em meio a ventania cósmica cá estamos nesta nova era redentora
    Sat Nam!

    ResponderExcluir
  2. Conhecer a si próprio é o primeiro passo para este movimento de consciência ativa para a experiência divina da vida neste mundo. Sat Nam!

    ResponderExcluir